Potterhead ou não, quem acessou o conteúdo literário ou cinematográfico do mundo mágico de Harry Potter certamente fantasiou como seria se, eventualmente, surgisse uma carta de Hogwarts no endereço da sua casa e com o game Hogwarts Legacy, o jogador pode experimentar, com liberdade e imersão, a rotina de um aluno dessa escola de bruxos.
Essa premissa, por si só, seria suficiente para conquistar o público fã da franquia, mas os gráficos e a jogabilidade atraíram gamers do mundo todo.
Na Europa, as vendas superaram o premiado Elden Ring, e, na plataforma Steam, no Brasil, ficou na primeira posição do top 10 mais vendidos na segunda quinzena de fevereiro. Isso considerando o fato de estar disponível desde o início de fevereiro apenas para PS5, Xbox Series X/S e PC, e com estreia para consoles da geração passada, PS4 e Xbox One, adiada para 5 de maio de 2023 e para Nintendo Switch em 25 de Julho de 2023.
Até o momento, o sucesso de público contrapõe as críticas que surgiram antes do lançamento e silencia polêmicas sobre personagens e falas consideradas transfóbicas da criadora dos originais, J.K. Rowling. O distanciamento dessas contendas foi estrategicamente liderado pela Warner Bros. Games, responsável pelo jogo, ao divulgar publicamente que a autora não estava envolvida nos processos criativos desse novo produto.
Diferenciais e jogabilidade
Por ser feito no sistema de mundo aberto, o game proporciona um mergulho profundo no universo de Harry Potter. De início, o jogador pode personalizar o avatar da maneira que preferir, inclusive deixá-lo com visual e vestimentas parecidas com os que utiliza na vida real. É dessa maneira que se começa a realizar o sonho de estudar na escola de magia mais famosa da cultura pop.
A imersão não estaria completa se não houvesse o ritual do “chapéu seletor”, momento em que o player escolhe qual das quatro casas vai pertencer, se é Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-Lufa. A partir dessa iniciação, o personagem pode explorar áreas conhecidas como Hogsmeade, Terras Altas e arredores e enfrentar aventuras semelhantes às do trio de bruxos dos livros
A ambientação é feita anos antes da chegada de Harry Potter em Hogwarts, por isso é possível encontrar ancestrais de figuras importantes da saga, como Matilda Weasley e Phineas Nigellus Black, que pertencem, respectivamente, à família de Ron Weasley e Sirius Black. A história principal rende aproximadamente 40 horas de game, mas a riqueza de detalhes das side-quests pode até triplicar o número de horas jogáveis.
Diante da recepção positiva na comunidade gamer, é possível que Hogwarts Legacy siga os passos de outros jogos de sucesso e ganhe versões adaptadas para mobiles e portáteis, seja smartphone, tablet ou iPad. Os fãs que esperam por mais oportunidades de mergulhar no universo bruxo podem ficar esperançosos.
E então é fã de Harry Potter? Qual sua casa favorita? diz ai nos comentários
E se não é inscrito em nosso canal se inscreva aqui, e siga nossas redes sociais e assine nosso NEWSLETTER para ficar por dentro dos próximos posts.