Há quase 10 anos, League of Legends era lançado, e, desde então, a realidade do jogo mudou bastante e a experiência dos jogadores ao longo dos anos, também; o multiplayer online battle arena (MOBA) foi criado pela Riot Games, e trata-se de um jogo de estratégia onde duas equipes, cada uma com cinco integrantes, se unem para destruir a base oponente, com mais de 140 guerreiros para realizar jogadas.
Inicialmente, o jogo era apenas um projeto conhecido como Onslaught; no entanto, o projeto não andou, até que a Riot Games apresentasse o modelo de negócio que estava propondo, sendo uma experiência imersiva completamente online e multiplayer. A ideia dos desenvolvedores não era compatível com o tratamento que as publicadoras de jogos eletrônicos (publishers) davam aos projetos recebidos.
A ideia de um universo que continuasse crescendo e se expandindo gratuitamente estava distante do que atualmente é conhecido como free to play, bem comum nos players atuais. Anteriormente, o lançamento de um jogo era marcado por cópias físicas, estratégias e conteúdo extra por download
Inicialmente, a Riot Games planejava apenas atuar como desenvolvedora, não pretendendo crescer de maneira a tornar-se uma publisher também. No entanto, o jogo foi renomeado para League of Legends: Clash of Fates, e a empresa fechou um acordo com a chinesa Tencent, conhecida por diversos outros jogos de sucesso.
Em 2009, a Riot Games criou a back-end, uma nova plataforma para lançamento. O jogo foi lançado e, nos dois primeiros meses, atingiu mais de 100 mil jogadores; o sucesso foi tanto que a criadora do game abriu mais um investimento e levantou ainda mais capital da Tencent, expandindo a equipe e garantindo a manutenção e qualidade do player.
Com o sucesso, novos desafios surgiram, como a ampliação de idiomas, mais campeões, correção de bugs e atualizações que precisavam ser feitas, e, nesse processo de ajustes e reajustes, os desenvolvedores perceberam que os jogadores partilhavam a experiência assistindo uns aos outros.
A partir disso, a Riot Games notou a tendência do e-Sports, que já existia e permanecia ainda ofuscada, sendo restrita a apenas outros dois jogos. Com a chegada do jogo nos e-Sports, começaram a ser elaborados os próprios torneios de LoL, transmitindo as partidas e administrando a programação, que atraía cada vez mais o público.
Isso consolidou o gênero e tornou League of Legends um dos títulos de e-Sport mais aclamados mundialmente, o que por sua vez adquiriu atenção e deu importância e visibilidade à prática da modalidade.
A história, origem e ascensão do jogo foi despretensiosa, e, por isso, os jogadores não imaginavam até mesmo a possibilidade de ganhar dinheiro jogando LoL. Com a popularidade do jogo, isso surgiu como uma oportunidade de renda através da diversão, e a ideia primordial do jogo, no entanto, nunca perdeu a essência: divertir e entreter os jogadores.
E então você gosta de Laague of Legends? Qual seu Campeão favorito? diz ai nos comentários
E se não é inscrito em nosso canal se inscreva aqui, e siga nossas redes sociais e assine nosso NEWSLETTER para ficar por dentro dos próximos posts.