Existem algumas franquias que marcaram gerações. Seja nos filmes, livros ou até mesmo nos videogames. Atualmente, é praticamente impossível falarmos de grandes nomes dos jogos sem passarmos por Resident Evil.
Mesmo com a crítica bastante pesada nos últimos títulos, ela ainda permanece como uma das melhores franquias de videogames de todos os tempos. Muito disso se deve a algumas continuações que possuem uma qualidade incontestável.
Um dos exemplos é Resident Evil 4, lançado em 11 de janeiro de 2005 pela Capcom. Esse é um dos games da franquia mais aclamados pelos fãs, que consideram ele como um dos – se não “o” – melhores títulos de toda a série.
Seu sucesso é tão grande que agora, no ano de 2023, ele entrou na onda dos remakes de jogos clássicos, e ganhou uma remake que já bateu recordes de vendas chegando à marca de 3 milhões de cópias vendidas em somente dois dias.
Por que isso aconteceu?
O remake é um termo em inglês que traduzido significa “refazer”, e costuma ser bastante usado dentro da indústria cinematográfica quando são feitas novas versões de filmes clássicos, ou que fizeram muito sucesso na sua época.
Isso vem acontecendo com bastante frequência dentro do mercado de games também. Continuamente são lançadas novas versões de jogos consagrados, mirando no público mais saudosista.
A franquia de Resident Evil entrou na lista pela sua importância não somente para os fãs de longa data, mas também na indústria dos games. Ele foi o primeiro a introduzir o sistema “over the shoulder”, no qual o jogador tem a visão do ombro do personagem jogável.
Essa perspectiva fez tanto sucesso que ela acabou sendo incorporada em outros títulos como God of War, Mass Effect e muitos outros ao longo dos anos, se tornando uma marca registrada nos videogames.
Além disso, também foi oferecida uma gama maior para jogar o título como consoles e até podendo ser jogado desde PC Gamer ou um notebook i5, nas configurações adequadas.
Diferenças no jogo
Apesar das mudanças visuais, a história do jogo permanece a mesma da primeira versão. O agente especial Leon Kennedy é encarregado de resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos de uma seita de fanáticos na Espanha, enquanto um apocalipse zumbi em potencial começa a se espalhar pelo mundo.
Gráficos
Já os gráficos ganharam texturas e cores mais realistas, o que acabou imprimindo um ar mais amedrontador ao jogo do que a versão original.
Um dos exemplos mais nítidos em que podemos perceber isso é durante as gameplays, ao chegar na parte inicial, que é o castelo de Ramon Salazar; podemos ver essa diferença em detalhes que deixa o tom dos cuidados com a paleta de cores para deixar os combates mais amedrontadores e desafiadores.
Jogabilidade
Na versão remake, foi adicionado um sistema de combate com facas, onde o jogador pode se valer da arma tanto para se defender quanto para contragolpear. Segundo os desenvolvedores dessa nova versão, isso só foi possível ao eliminar os “quick time events”, nos quais os jogadores tinham um controle limitado sobre as sequências predeterminadas do personagem, e com isso, oferecer mais esse detalhe para os fãs.
É isso e lembrando que Resident Evil 4 Remake está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC via Steam.
E então, já conferiu o Resident Evil 4 Remake? diga ai nos comentários.
E se não é inscrito em nosso canal se inscreva aqui, e siga nossas redes sociais e assine nosso NEWSLETTER para ficar por dentro dos próximos posts.