Home Mundo GeekCoisas Geek Livros nerds essenciais!

Livros nerds essenciais!

by Wagner Alves Santa Rita

Se você é nerd ou tem amigos nerds, possivelmente já ouviu piadas fazendo referências à cultura nerd, como “Meu Precioso”, ou alguém responder uma pergunta com 42. Talvez você não tenha entendido essas referências ou outras, então fizemos uma seleção de alguns livros que podem ser considerados essenciais da cultura nerd para você.

 

Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams

Talvez o principal livro nerd, com referências quase ilimitadas, como a resposta 42, ou a própria toalha, essencial para qualquer mochileiro, segundo o próprio guia, tanto que virou símbolo para o Dia do Orgulho Nerd (também chamado Dia da Toalha), no dia 25 de maio. O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma história incrível de Douglas Adams, que colaborou com o pessoal do Monty Python, muito engraçada (com certeza você vai dar umas boas gargalhadas) mas também com críticas sociais relacionadas, que te fazem pensar sobre depois.

Livro marcante e essencial para qualquer nerd. São 5 livros feitos pelo Douglas Adams, todos muito bons. Após sua morte foi feito um sexto livro para “encerrar” a série, mas não é necessário ler esse sexto.  Teve diversas adaptações, tanto para jogos como um filme e peças. Caso você já tenha lido, vale a pena ler novamente, porém após a leitura dele, pode ser interessante ler alguns dos livros que foram referência para ele, como a Trilogia Fundação, de Isaac Asimov.

 

Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien

Já é um clássico da literatura. Estudado em Universidades no mundo inteiro. Referência para quase tudo que conhecemos hoje em dia como fantasia medieval. Acho que dispensa apresentações, mas Senhor dos Anéis, do lendário J. R. R. Tolkien, é uma leitura obrigatória. A aventura de Frodo e a Sociedade do Anel até a Montanha da Perdição é marcada por desafios e descobertas, e ao longo de três livros, essa saga fantástica já ficou marcada na história.

Além da série principal de três livros, outros livros do Tolkien que são essenciais são O Hobbit e Silmarillion. Quando você ver, já será um fã do Legendarium, e irá buscar tudo sobre ele. Também com diversas adaptações, tanto para filmes, jogos e tudo que se pode imaginar. Caso você já conheça, outros livros incríveis de fantasia medieval que você pode conhecer são A Saga do Mago, de Raymond E. Feist, A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss, e claro As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin.

 

Harry Potter – J. K. Rowling

Talvez o mago mais conhecido do mundo, Harry Potter foi um fenômeno da literatura, conseguindo muitos fãs na geração que foi lançado. J. K. Rowling criou uma história marcante, que foi porta de entrada para a leitura de milhares de pessoas. O garoto com um raio na testa, que descobre ser um mago sobrevivente de um ataque mortal, e descobre um mundo novo e incrível, fazendo amizades, passando por adversidades e descobrindo mais sobre o mundo e sobre si mesmo.

A série completa é formada de 7 livros, e também já teve adaptações para diversas outras mídias, tendo até um parque em Orlando. Caso você só tenha visto os filmes, vale a pena ler os livros, pois tem muitos detalhes que foram deixados de lado nas adaptações. E caso você já tenha lido, outros títulos que podem lhe interessar são Rangers: Ordem dos Arqueiros, de John Flanagan, e As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis.

 

 

Duna – Frank Herbert

Duna é um clássico da ficção científica, de Frank Herbert. A família Atreides vai para um mundo desértico, que é abundante na especiaria Melange, material valioso para o universo, mas que para os nativos do planeta (fremens), o material mais escasso é a água, tanto que a cultura inteira seles é centrada em torno da preservação e reutilização da água. Nesse mundo, Paul Atreides terá de conhecer essa cultura e se adaptar ao planeta, para poder sobreviver. Livro marcante para a ficção científica e abordando temas importantes, como ecologia ou biologia.

Duna teve diversas continuações, mas recomendo só o primeiro livro mesmo. Caso se interesse pelos outros fica a seu critério. Além dos livros teve adaptações para filme e jogos, e está sendo produzido um novo filme por Denis Villeneuve (que também produziu Blade Runner 2049). Caso já tenha lido, outros títulos interessantes similares são A Máquina do Tempo, de H. G. Weels, 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke e A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, de Becky Chambers.

 

Neuromancer – William Gibson

Considerada a primeira obra Cyberpunk, Neuromancer, escrito por William Gibson, é um romance vencedor dos principais prêmios, e que serviu de inspiração para o filme Matrix. O livro conta a história de Case, um ex-hacker que se vê envolvido numa trama obscura, e vai se encontrando com diversas pessoas e descobrindo mais sobre eles e sobre si mesmo. Esse livro introduziu novos conceitos para a época, como inteligências artificiais avançadas, uma rede de matrix e um cyberespaço com consequências quase físicas.

Neuromancer é o primeiro de uma trilogia, completada por Count Zero e Mona Lisa Overdrive. Caso você já tenha lido, você pode conhecer outros títulos que podem agradar, como Eu, Robô, de Isaac Asimov, Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick e 1984, de George Orwell.

 

 

H. P. Lovecraft – Medo Clássico Vol. 1

H.P. Lovecraft virou referência para o gênero de terror, pois assim como Tolkien e o Legendarium, Lovecraft criou um próprio universo nas suas obras, atribuindo elementos de fantasia e ficção científica para seus contos. Apesar de ter morrido cedo, ele criou muitas histórias, que algumas ficaram marcadas na literatura, como O Chamado de Cthulhu. E a editora Darkside fez esses dois volumes para você começar a conhecer esse universo fantástico e misterioso, H. P. Lovecraft – Medo Clássico Vol. 1 traz 9 contos selecionados para esse primeiro volume, entre eles Dagon, O Chamado de Cthulhu, Nas Montanhas da Loucura e Herbert West Reanimator. Apesar de ter duas “versões”, Edição Cósmica e Edição Miskatonic, o conteúdo de ambas é o mesmo, só o que muda é a capa mesmo.

 

Vale muito a pena conhecer Lovecraft, depois de conhecer você verá inspiração dele em diversas obras. Teve diversas adaptações par

a jogos, como o RPG Chamado de Cthulhu e jogos eletrônicos e de tabuleiro, e algumas adaptações para curtas. Além dele, outros tí

tulos interessantes que você pode conhecer são Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 1, também da Darkside, Frankenstein, de Mary Shelley e O Iluminado, de Stephen King.

 

 

 

Esses são apenas alguns títulos para você conhecer mais, tanto do universo nerd, quanto do universo literário em si. Tem algum outro título que não foi mencionado e você considera essencial para os nerds? Diga-nos quais são nos comentários.

 

E se não é inscrito em nosso canal se inscreva aqui, e siga nossas redes sociais e assine nosso NEWSLETTER para ficar por dentro dos próximos posts.

Imagens retiradas do site:

www.amazon.com.br

 

 

 

Comentários

Comentário

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.