Home TecnologiaDicas 4 Ferramentas para Proteger seu PC

4 Ferramentas para Proteger seu PC

by Weslei de Sousa

4 Ferramentas para Medir a Vulnerabilidade do seu Computador aos Vírus e Malwares

Primeiramente quero informar que este post é uma parceria com a equipe Bitdefender 

Brechas de segurança, páginas falsas, malwares espalhados pela internet e tentativas de golpe são algumas das ameaças que cercam qualquer computador com acesso à internet.

Claro que alguns cuidados básicos, como não clicar em link suspeitos, ajudam muito a deixar as pragas bem longe do PC. Mas, como identificar e resolver as famosas brechas de segurança?

Existem algumas ferramentas que ajudam a detectar falhas em componentes importantes do sistema de segurança de um computador, como o navegador, firewall e antivírus. Confira!

Navegador

O navegador é uma das principais ferramentas para acessar a internet, nos dando acesso a informações importantes do mundo todo. No entanto, o caminho inverso também pode acontecer.

O browser pode revelar qual é o computador que você está utilizando, configurações de software e até a sua localização. Um prato cheio para os hackers que estão buscando vítimas para atacar com vírus e malwares.

Uma boa ferramenta para saber qual é o “rastro” que o seu navegador deixa ao navegar é o teste Digital Footprint, desenvolvido pela Audit My PC:

A informação de IP fornecida acima é a externa, o que é normal e não deve gerar preocupações. No entanto, se no resultado do teste aparecer a sua localização real, é sinal de que é importante rever as configurações do navegador.

O Panopticlick é outra opção de teste que permite checar a vulnerabilidade do navegador, mostrando se o browser está compartilhando informações que permitem rastrear o computador:

Para melhorar os resultados neste teste, e dificultar o acesso a informações do seu computador para fins publicitários ou redirecionamento de conteúdo, uma das dicas é usar bloqueadores de anúncios e navegadores anônimos.

Firewall

O Firewall é o principal mecanismo de defesa do computador, monitorando o tráfego e impedindo a entrada de arquivos suspeitos.

Para garantir que esse software funcione de maneira adequada é importante deixá-lo sempre ativo. Mas como saber se o Firewall está realmente funcionando e identificando os vírus e malwares que aparecem?

Para fazer um teste, você pode usar a ferramenta on-line ShieldsUP!, desenvolvida pela Gibson Research:

O teste avalia mais de mil portas de acesso do computador, indicando aquelas desprotegidas. Para realizar o teste, clique em “Proceed” e, em seguida, “All Service Ports”.

Antivírus

O antivírus também é uma ferramenta indispensável para a segurança do computador, sendo eficaz em detectar as ameaças que chegam à máquina.

Para testar se ele está funcionando corretamente, o teste desenvolvido pela Eicar disponibiliza um link (no canto superior direito da página) para baixar, simulando um malware.

Um antivírus funcionando normalmente irá impedir o download ou emitir um alerta assim que estiver finalizado.

Lembre-se também que, em se tratando do software de proteção, menos é mais! Ter mais do que um deles instalado no computador pode fazer com que um atrapalhe o funcionamento do outro, fazendo com que nenhum deles funcione como deveria.

Por isso, selecione a melhor solução para você e garanta apenas uma para proteger o seu PC contra os malwares. Existem excelentes antivírus gratuitos e outras opções pagas. Pesquise e veja o que se encaixa às suas necessidades!

Conhece outra ferramenta para ajudar a detectar falhas no sistema de segurança do PC? Compartilhe nos comentários!

Imagens: ITegrators, Panopticlick, GRC, Eicar.

Comentários

Comentário

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.