Home Dossiê Péloras Raras – Phoenix Wright!

Péloras Raras – Phoenix Wright!

by Wagner Alves Santa Rita
1 Comentário 34 Visualizações

A série Ace Attorney, produzida pela Capcom, é famosa por ter como protagonista o Phoenix Wright, em um jogo de aventura clássico, onde você é um advogado que tem o objetivo de defender inocentes de acusações de assassinato. Phoenix Wright: Ace Attorney é o primeiro jogo da série e foi lançado no Japão em 11 de Outubro de 2001 para Game Boy Advance com o nome de Gyakuten Saiban.

Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy

A trilogia original iniciou com Phoenix Wright: Ace Attorney, que após o lançamento do GBA, foi lançado para o Nintendo DS em 2005. O segundo jogo da série foi Phoenix Wright: Ace Attorney – Justice for All, lançado para GBA no Japão em 2002, e para DS em 2006 e 2007, e o terceiro foi Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations, lançado para GBA no Japão em 2004, e as versões para DS em 2007.

Remakes dessa trilogia já tinham sido feitos anteriormente, para Windows, Wii e iOS, mas não tinham sido muito bem feitos. Porém em 2019 foi lançado o Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy para Nintendo Switch, Xbox One, Playstation 4 e PC, que incluí os três jogo inicias da franquia, além de melhorias visuais e mecânicas.

Continuações

Após a trilogia inicial, o título seguinte foi Apollo Justice: Ace Attorney, lançado para o Nintendo DS em 2007 no Japão e 2008 no ocidente, para iOS e Android em 2016 e para Nintendo 3DS em 2017. Esse não fez tanto sucesso pois Phoenix não era mais o principal, e sim Apollo.

Phoenix Wright: Ace Attorney − Dual Destinies foi a continuação da série principal, lançado em 2013 para o Nintendo 3DS, e com adaptações para iOS e Android.

O último título da série principal foi Phoenix Wright: Ace Attorney − Spirit of Justice, lançado para Nintendo 3DS em 2016, e que também teve versões para iOS e Android.

Spin-Offs

Além dos títulos da série principal, a franquia contou com diversos jogos spin-off.

  • Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth – Foi o primeiro título spin-off da série, lançado em 2009, focado nas investigações, e que contava com o arquirrival de Phoenix Wright como protagonista, Miles Edgeworth.
  • Ace Attorney Investigations 2 – Essa continuação foi lançada em 2011, após o relativo sucesso do primeiro título.
  • Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace AttorneyCrossover entre Phoenix Wright e Professor Layton, que misturava as investigações e julgamentos do primeiro, com os puzzles e quebra-cabeças do segundo.
  • Dai Gyakuten Saiban: Naruhodō Ryūnosuke no Bōken – Foi o primeiro spin-off da série Dai Gyakuten Saiban, lançado em 2015, com mecânicas similares à série principal mas com outros personagens e histórias.
  • Dai Gyakuten Saiban 2: Naruhodō Ryūnosuke no Kakugo – A continuação foi lançada em 2017. Nenhum dos dois jogos da série Dai Gyakuten Saiban foi lançado do ocidente.

Anime

A série foi adaptada para anime, com duas temporadas, sendo a primeira contando as histórias dos dois primeiros jogos da séries principal, e a segunda temporada contando as histórias do terceiro jogo Phoenix Wright: Ace Attorney – Trials and Tribulations.

Apesar de ser legal ver as histórias e seus personagens em versões animadas, o anime não foi muito bem recebido, seja pela qualidade das animações ou por alterações nos enredos dos casos.

Filme

Além disso, a série foi também adaptada para filme, live-action. Lançado em 2012 no Japão, o filme teve melhores avaliações, comparado com o anime, por se apegar mais aos detalhes do jogo, mas também por implementar adaptações e ideias interessantes e necessárias para o formato.

Trilha Sonora

Um dos destaques da série sempre foi suas trilhas sonoras, que conseguem dar vida ao jogo, seja em momentos pensativos/tristes, seja quando acontecem reviravoltas no enredo, que te deixam na “ponta do pé”!

Participações e Influência

Além dos jogos da própria franquia, Phoenix Wright apareceu em alguns outros títulos, como em SNK vs. Capcom: Card Fighters DS, Ultimate Marvel vs. Capcom 3, Project X Zone 2, e Phoenix, Maya, Edgeworth e Franziska foram jogáveis no jogo mobile Monster Hunter Explore, lançado em 2017, além das músicas da série aparecerem no Taiko Drum Master: Doko Don! Mystery Adventure.

Além disso, diversos outros jogos se inspiraram na franquia, como o jogo Detective Pikachu de 2016 (que teve uma adaptação para filme em 2019), Harvey Birdman: Attorney at Law, Socrates Jones: Pro Philosopher e Aviary Attorney.

Um jogo brasileiro que se inspirou na série foi Carcará – Asas da Justiça, que já comentamos anteriormente aqui.

A série famosa no Japão, Danganronpa, segundo o diretor Kazutaka Kodaka, teve inspiração em Phoenix Wright também, principalmente em como o jogo foi bem recebido no ocidente.

Action Figure

Também fizemos um vídeo sobre o action figure do Phoenix algum tempo atrás, você pode checar abaixo. Ele é bem legal e tem acessórios bem interessantes.

E aí, você já conhecia a série Phoenix Wright? Sentiu falta de algo relacionado? Diga para a gente nos comentários abaixo!

E se não é inscrito em nosso canal se inscreva aqui, e siga nossas redes sociais e assine nosso NEWSLETTER para ficar por dentro dos próximos posts.

Postagens Relacionadas

1 Comentário

Weslei de Sousa outubro 11, 2020 - 09:03

Ficou Espetacular essa Perola.

Reply

Deixe um Comentário